Já olhou para um quadro e ficou ali por alguns minutos observando e pensando no que o artista estava pensando enquanto pintava?
Qual o tipo de emoção que emergia no exato momento da sua criação?
Pablo Picasso dizia que se houvesse apenas uma única verdade, não poderia pintar cem telas sob o mesmo tema.
E hoje, em um determinado momento do meu dia, não fiquei observando uma tela a óleo, pendurada em uma parede. Mas observei “e” capturei pelas lentes do meu celular, uma imagem que admirei, observei e me fez pensar.
No final da minha caminhada, costumo me sentar em um banco para gravar o #podcast365. Mas, hoje, quando comecei a gravação, tive que interromper para olhar, exatamente, para esta imagem que você também vê. Foi mais forte que eu, foi hipnotizante. A tal imagem me fez observar que aquele barquinho verde com a pintura queimada pelo sol teria um dono. E,
logo a minha mente me levou a pensar: Até onde ele levaria o seu dono?
Muitas pessoas “reclamam” pra mim, que não estão conseguindo avançar na vida! Falam de suas limitações “ou” o que “acham” que são, e hoje, esta viagem mental me trouxe este artigo que aqui vos escrevo e, claro, que a pergunta “titulo”, não poderia ser outra, a não ser QUAL BARCO ESTÁ USANDO?
Fazendo um comparativo com a mente, questiono você que me lê… Qual mente está usando?
Aquela formatada ainda” pelos seus pais, com crenças de um jovem inocente?
A de um adolescente que acredita que suas descobertas são todas verdadeiras?
Ou a de um adulto que crê, fortemente, que tudo pode e, realmente, trabalha para fazer parte do grupo do 1% que não apenas fala, mas faz, o que é chamado realizador?
Tenho certeza absoluta que, por mais que o dono deste pequeno e modesto barco decida entrar em mar aberto e, sonhe em navegar para atingir suas metas, (não sendo muito pessimista), mas há grande possibilidade de logo no inicio de sua jornada, ter uma chance de naufragar de 100%.
Sim, pelo simples fato deste pequeno e simpático barquinho não estar preparado para enfrentar grandes ondas. Assim como ele, é a nossa mente!
Não podemos enfrentar grandes situações com uma mente pequena, travada, quem sabe até bloqueada! Seremos fortes em sonhar, em acreditar e até desejar, mas quando usarmos nossa força interna para avançarmos, morreremos (mesmo) antes da chance de iniciarmos, pois, não estamos equipados para tal aventura e sabendo que, grande parte das pessoas nem se quer se aventuram a tais desafios, pois, apesar da coragem não são tolas. E vão navegando por águas tranquilas, pacatas e onde podem passar a maior parte do tempo “atracadas”. Mas penso que já sabe que barcos não foram feitos para ficarem nos portos e sim, para navegar.
Já outras pessoas compreendem que seus sonhos são maiores que suas limitações e fazem de seus desejos um chamado de VIDA!
E ao invés de se acostumarem com o simples fato de irem onde conseguem, se preparam, fortalecem seus barcos, trabalham a estrutura, aumentam o tamanho, se munem de recursos, utilizam motores de ponta e vão mais longe, sabendo eles que, muitas vezes, precisam parar para ajustar a rota, melhorar seu barco (mente) e assim vão pelo caminho. E quando percebem deixaram de possuir um barquinho verde como da foto, e estão pilotando grande navios repletos de recursos, ou seja, estas pessoas treinam suas mentes, fazem terapia, despertam seus recursos internos, estudam, aumentam sua capacidade de raciocínio e fazem acontecer!
Pessoas deste grupo trabalham com amor, possuem grande intenções e não esperam por motivação para agir, elas agem, colocam ação por que sabem que precisam fazer e constroem, durante o processo, os seus motivos para tal ação (motivação).
Pode ser que estejam cheios de sonhos e desejos, mas se estiverem usando uma mente pequena, travada, não poderão ir muito longe, na verdade nem conseguirão! Mas se estiverem dispostos a desbloquear, mergulhar em processos de transformação, garanto que ao longo da jornada crescerá e seu entendimento será sempre de continuar a crescer, pois como dizia Albert Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”
Não sei para você, mas para mim está claro que, pode navegar a vida toda por rios pequenos e calmos, mas lá não terão muitos peixes e, às vezes, poderá ficar encalhado “OU” por hora, resolver ser mais ousado e construir um barco MAIOR e velejar para onde o limite não existe…
E sim, é tudo uma questão de iniciativa! No final deste artigo, irei compartilhar um link para um dos meus podcasts, o tema será “Sabe por que as pessoas desistem?” E acredito muito que ele complementará a compreensão desse artigo.
Se quiser, realmente, expandir sua mente, compreender por que faz o que faz “e” da maneira que faz e assim, reprogramar a sua mente, estou a sua disposição e te ofereço uma sessão terapêutica gratuita online (zoom), basta me mandar um WhatsApp dizendo “Avaliação Gratuita” no +351 91039 6060.
Acredite que tudo, absolutamente tudo, começa quando VOCÊ, decide que deve começar, e assim espero ter a chance de estar contigo em breve.
Eric Pereira
Fundador do Instituto Ponto de Equilíbrio
www.institutopontodeequilibrio.com
Porto | Aveiro | Online
+351 91039 6060.
Ouça aqui o #podcast365
Sabe por que as pessoas desistem?