Há poucos dias, depois de um longo dia de trabalho, entrei numa reflexão profunda sobre o conteúdo daquelas sessões e, quando percebi estava eu ali, afirmando que estamos vivendo tempos difíceis, e um pensamento me levou a outro e quando dei conta, estava na cozinha preparando o jantar e “ainda” pensando sobre isso. E, para somar àquele pensamento, um dos meus filhos, manda uma mensagem dizendo que estava triste e que passou o dia angustiado, repleto de dúvidas sobre sua vida.
Sabe o que é interessante?
É que, às vezes, entramos em uma vibração menos boas, onde tudo que enxergamos são dificuldades e neste lugar, parece que o cinza predomina, parece que a dor é maior e que “quase” tudo nos leva ao sofrimento.
Podemos até estar passando por tempos difíceis, podemos olhar para os últimos meses e lembrarmos que um vírus entrou em nossas vidas e pessoas de todo o mundo morreram, muitas perderam negócios e dinheiro.
Se olharmos com atenção a pandemia mal acabou e nos deparamos com uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia que vem atingindo, mais uma, vez todos nós.
Porém se (EU), for mais a fundo neste pensamento (e eu fui), desde que me conheço por gente vivemos tempos difíceis! Sempre algo está acontecendo bem pertinho de mim ou num cenário político e até mundial, e sim, são fatos reais, o que não é, na maioria das vezes real é a forma como eu enxergo tudo isso, e aqui, peço a sua máxima atenção (por favor). Não estou de forma nenhuma querendo minimizar a dor das pessoas ou os fatos! Conheço pessoas que perderam familiares e estão em verdadeiro sofrimento, pessoas que perderam muito dinheiro (eu sou um deles), mas se permaneceremos “neste estado” menos bom, não vamos mais viver, vamos apenas “sobreviver”, entende onde quero chegar aqui?
Não quero motivar você, muito menos trazer autoajuda barata, ok? Quero apenas dizer em alto e bom tom que, precisamos (incluo-me neste pensamento), urgentemente, mudar a nossa postura e necessitamos fazer substituições saudáveis, pois, enquanto tivermos pensamentos ruins e apenas ruins, vamos alimentar “lentes ruins”. Precisamos nos esforçar para tirar o melhor dos acontecimentos para alimentarmos “lentes boas”
Tempos difíceis treinam seu espírito,
Exercícios difíceis treinam o seu corpo,
Pessoas difíceis treinam seu coração,
Assuntos difíceis treinam a sua mente.
Às vezes “o” difícil, é sinal de estarmos em um processo de evolução e como tudo, alguns de nós nos reinventamos, superarmos estas fases e continuamos sem desistir, enquanto outros, aumentam o sofrimento, reclamam, arrumam desculpas e desistem. E sabe qual é o problema de desistir? É que você depois precisa recomeçar e isso pode ser um processo viciante e frustrante.
Então, se você acredita que esta vivendo em tempos difíceis, não quero provar o contrário, muito menos apontar o caminho! Quero apenas pedir que reflita e perceba que dentro de tudo isso, pode existir aprendizado, que no meio de tudo que está acontecendo, pode haver pontos a serem melhorados e SIM, SIM, todos nós conseguimos, quando estamos dispostos a fazer acontecer.
Espero que tenha sido útil e se foi, compartilhe para que outras pessoas que, também possam estar em tempos difíceis, consigam entrar nesta mesma reflexão.
Até a próxima,
Éric Pereira
Hipnoterapeuta e Escritor
Instituto Ponto de Equilíbrio
www.institutopontodeequilibrio.com
+351 91039 6060